top of page

LEITURARTE    

Ituiutaba, 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016

MOficina pedagógica de contos africanos & Cantinho de livros animados

Local: Pátio Cidade Ituiutaba

Rua Vinte e Quatro, 878
38300078 Ituiutaba

(34) 3262-2000

www.patiocidade.com.br/

 

CICLO DE DEBATES   

Ituiutaba, 18 A 20 de novembro de 2016

Local: Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP

 

Círculo do saber  

Ituiutaba, 17 de novembro de 2016

Minicurso: Etnociência e etnomatemática 

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira e Victoria Ferrari

Local: Universidade estadual de Minas Gerais  - UEMG

 RESUMO: OA presente oficina tem como proposta desenvolver um diálogo interdisciplinar através da Etnociencia mais especificadamente da Etnomatematemática, como meio de se trabalhar a interdisciplinaridade na prática docente e no âmbito escolar, buscando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e a formação de profissionais reflexivos em relação aos seus saberes e desempenho, propondo-lhes materiais e atividades que proporcione a implementação da lei 10639/03, em diferentes níveis de ensino, buscando a valorização da cultura africana e afro-brasileira. Assim buscamos efetivar um discurso anti-racista no âmbito escolar, assim fundamentamos no Programa Etnomatemática de D´Ambrosio (2011), e nas produções que envolvem a temática junto ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB da Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Congresso étnico racial: identidade, apropriação cultural, educação e diversidades 

Ituiutaba, de 07 a 12 de novembro de 2016

OFICINA: Lei 10639/03 e a cultura dos símbolos 

Autor(es)Título

Helly Ésio e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira

Local: Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

 RESUMO: O minicurso intitulado “Lei 10.639/03 e a cultura dos símbolos”, objetiva realizar uma abordagem da lei em âmbito constitucional, refletindo sobre os antecessores e da data da promulgação da lei, analisando os desafios impostos, sua ligação com os movimentos sociais, entre outros aspectos que a englobam, dialogando com o conceito de identidade social e individual, voltada para a cultura africana e afro-brasileira. Discutindo a relevância das políticas afirmativas, como o proscrever das desigualdades sociais, culturais e econômica, que foram historicamente acumuladas. Há, porém, uma imensa necessidade de consolidar e ampliar o alcance da lei, não apenas em espaços físicos como também em campos ideológicos, não a restringindo como obrigatoriedade de ensino apenas nas disciplinas: História, Artes e Literatura, assim buscamos realizar intervenções e mediações pedagógicas referentes ao ensino e aprendizagem de matemática, subsidiados pelo programa etnomatemática, trabalhando a importância da aplicabilidade da lei através da cultura dos símbolos. Inerente ao aspecto de resgate da cultura africana, há também a desconstrução do pensamento eurocêntrico, predominante em nosso país, sendo imprescindível o estudo sobre as etnociências, que vem a publicidade apenas em 1964. A etnociência, faz uma visão lógica, epistemológica e metodológica de todas as áreas conhecidas.

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA

Goiânia, de 11 a 14 de setembro de 2016

OFICINA: Programa Etnomatemática: saberes e fazeres africanos e afro-brasilerios no contexto escolar

Autor(es)Título

Cristiane Coppe de Oliveira e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira

lOCAL: Universidade Federal de Goiás - UFG/ CAMPUS SAMAMBAIA

 RESUMO: A proposta desta oficina é estabelecer um diálogo com os participantes no sentido de contribuir para a formação de profissionais reflexivos em relação aos seus saberes e desempenho, propondo-lhes materiais e atividades que proporcione a implementação da lei 10639/03, em diferentes níveis de ensino, por meio de estratégias que promovam a valorização da cultura e da história afro-brasileira e africana. Tal proposta está fundamentada no Programa Etnomatemática de D´Ambrosio (2015), bem como nas Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e nas produções que envolvem a temática junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – NUPEm da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Espera-se com esse diálogo ressaltar os valores e saberes intuitivos e culturais, buscando aproximações com o saber escolar do universo em que o aluno está inserido, a fim de promover a superação do preconceito de que a matemática é um conhecimento produzido, exclusivamente, pelo pensamento europeu.

SEMANA DAS LICENCIATURAS DO PONTAL -SEMALIP

 Ituiutaba, de 22 a 26 de Outubro de 2016

MINICURSO :Lei 10.639/03: Abordagens e didáticas no ensino interdisciplinar da Cultura da Africa e Afro brasileira.

Ministrantes:

MINISTRANTES 

Marcos Antonio Franco Petraglia Filho

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira

LOCAL: Faculdade de Ciências Integradas do Pontal  - FACIP/UFU

 RESUMO: 

SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA - Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves 

 Ituiutaba, de 08 a 12 de Agosto de 2016

OFICINA: Construções identitárias: possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03

Ministrantes 

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira

Ishangly Juana da Silva 

LOCAL: Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves 

RESUMO: Essa oficina intitulada “Construções identitárias: possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03”, objetiva propiciar aos seus participantes a experiência de uma nova prática educativa de implementação da Lei n° 10.639/03”, empregando em seu desenvolvimento o lúdico com a finalidade de contribuir para uma nova compreensão sobre a temática, buscando desconstruir o racismo e o preconceito na perspectiva de contribuir para a construção da identidade negra, e legitimar as relações de alteridade. Assim, serão realizadas atividades na escola com o intuito de que a sensibilização prevaleça no decorrer deste processo.

bottom of page