top of page

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DO/A PESQUISADOR/A NEGRO/A NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO 

Ituiutaba, 01 de agosto de 2017 a 30 de julho de 2018

Projeto de Pesquisa 

Iniciação Cientifica

PIVIC/UFU, Edital N.º 02/2017.

Resumo: A diversidade cultural e a abordagem referente às relações étnico-raciais têm sido evidenciadas em muitos eventos realizados pelo Brasil, mas em contrapartida verificam-se muitas situações de racismo, radicalismo e intolerância com o diverso, o incompreendido e o diferente que não correspondem aos padrões que são impostos pela sociedade. Assim, esta proposta consiste em compreender, por meio das narrativas dos discentes universitários atuantes nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, em especial estudantes dos programas “Programa de Educação Tutorial - PET (RE) Conectando Saberes”, “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Interdisciplinar” e “Programa de extensão Axé pra quem é de Axé, Saravá pra quem é de Sarava: Intolerância religiosa e Direitos Humanos: olhares sobre as práticas em religiões de matriz africana”, como se deu a construção identitária negra em consonância com os estudos empreendidos no espaço acadêmico. Objetiva-se, nessa perspectiva, entender como ocorreu a inserção deles/as no campo científico e sua construção como pesquisador/a, assim como identificar como a Universidade vem contribuindo para a constituição, fortalecimento e valorização da identidade negra. Será utilizada a metodologia de história oral de vida (socialização/educação), para analisar as teias, tramas, memórias e histórias desses sujeitos no processo de constituição de sua identidade. Espera-se, com este plano, contribuir com diversas áreas do conhecimento, com o intuito de proporcionar discussões acerca da construção identitária e da formação inicial, ampliando as perspectivas investigativas na relação entre o ensino e a história da educação para as relações étnico-raciais.

Projeto de Pesquisa 

NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO 

NEAB/PONTAL 

Resumo: 

A COR DA ORAÇÃO: pertencimento permanência, e relações sociais na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares  em Ituiutaba Mg.

Ituiutaba, 01 de junho de 2017 a 30 de fevereiro de 2018

ENTRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: da compreensão a construção identitária nos anos iniciais e na Educação Infantil    

Ituiutaba, 25 de maio a 25 de novembro de 2017

Projeto de Extensão 

Resumo: O projeto desenvolve ações nos espaços educativos que visam contribuir para a construção identitária negra na educação infantil e nos anos iniciais, pretende-se apresentar referências positivas negras, com o cuidado especial para a representação do imaginário infantil. Este ciclo de oficinas busca oportunizar a aplicabilidade da Lei 10639/03, constituindo o ensino de história e cultura afro-brasileiras em espaços escolares. 

EQUIPE EXECUTADORA  DO PROJETO 

Local: Escola Municipal Rosa Tahan 

Endereço: R. Dezoito, 146 - Tupã

Ituiutaba - MG, 38300-072

Telefone(34) 3269-0069

 

Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva - CAIC

Endereço: Rua Áurea Muniz de Oliveira, 175 - Novo Tempo II

Ituiutaba - MG, 38305-266

Telefone(34) 3268-1049

 

 Curso: Alfabetização tecnológica – educação, cidadania e tecnologia   

Ituiutaba, 25 de julho a 25 de novembro de 2017

Projeto de Ensino 

Resumo: O Projeto Alfabetização Tecnológica objetiva a busca da compreensão e da crítica de qual tem sido a educação historicamente reservada à classe trabalhadora, este projeto visa construir um meio interativo entre a educação básica e o acesso a graduação, com a apresentação de mini-cursos que visam a formação inicial tendo como pano de fundo as tecnologias que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano podendo ser exploratórias no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 

Apresentaremos programas que subsidiam meios básicos de escrita, apresentação, pesquisa e elaboração de textos e redações, na busca por ofertar as classes menos favorecidas e o acesso ao conhecimento e ao meio informatizado tecnológico.  Podemos analisar que os minicursos ofertados podem contribuir com a formação inicial e continuada, uma vez que os eixos temáticos desenvolvidos buscam auxiliar no processo educacional se adequando às mudanças provocadas pela globalização e o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC[1] na escola, de sua abordagem e como podem ser inseridas nos currículos educacionais.

Assim, o Projeto Minicursos NEAB será subdividido em eixos de conhecimentos científicos gerais, de conhecimentos específicos das áreas do conhecimento. Cada eixo terá seus módulos específicos.

As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 

bottom of page