top of page

GT5. Políticas públicas para EJA: Quais propósitos? Quais possibilidades? O que se desenha para EJA   hoje?

Coordenação:

Lúcia Helena M de M Oliveira  (Facip/UFU)

Miramar Mendes Ferreira  (Rede Estadual-Sind-ute)

Marcos A. Petraglia Filho. (Rede Estadual//UFG)

 

 

 

O presente Grupo de Trabalho pensa sobre os Estudos históricos, políticos e sociais da Educação de Jovens e Adultos e Idosos no Brasil. Em uma discussão crítica das políticas públicas contemporâneas, com olhares sobre o currículo, sobre normativas norteadoras(CBCs, PPPs, Regimento, PCN, CNBC, PNLD, etc.), planejamentos e legislação, dialogando com a ideia dos sujeitos e campos multiculturais, usando como referencia Peter Mclaren, Jane Paiva (UFRJ), M. Clara De Pierro (USP), Leoncio Soares (UFMG), Dermeval Salviani, Miguel Arroyo entre outros.

PROPOSTAS GT 5

GT5 Políticas públicas para EJA: Quais propósitos? Quais possibilidades? O que se desenha para EJA hoje?

 

Coord. Marcos A. F. Petraglia Filho

Coord. Miramar Mendes Ferreira

Participação especial:  Analise de Jesus da Silva

 

Trazemos a este documento o debate das Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos, fazendo um recorte de algumas delas, considerando sua relevância. Partimos da ideia de que é importante conhecê-las para transitar no seu universo. É neste horizonte que procuramos revelar o contexto em que são elaboradas e quais as intenções implícitas e explícitas contidas nelas.

 

Vivemos um período que se caracteriza pelo medo generalizado; abandono da solidariedade e desamparo do cidadão. Um período onde o medo da

fome, da violência, do desemprego e até do outro estão presentes.

 

Considerando que o período atual é eivado de crises: econômica, social, política, espiritual e ética, pensamos possibilidades de humanização das relações, por meio de práticas pedagógicas respaldadas em políticas públicas que fortaleçam a perspectiva emancipadora da EJA.

 

A relevância de nos engajarmos em ações coletivas pela revogação imediata da Emenda constitucional 95 (EC 95/2016) é urgente para que possamos cumprir a pauta nacional da EJA.

Trazemos aqui três estratégias para alcançarmos a referida pauta, a partir das conquistas redigidas no formato de artigos que integram a Constituição Cidadã (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014).

bottom of page